ALANE-AL fortalece presença cultural na FliPenedo com a ARCA Literária
A Academia de Letras e Artes do Nordeste – Núcleo Alagoas (ALANE-AL) participou da 4ª edição da Festa Literária de Penedo com a apresentação da ARCA Literária, projeto que tem como missão levar literatura, arte e cultura a diferentes regiões de Alagoas. O evento aconteceu no Theatro Sete de Setembro e reuniu escritores, artistas e representantes de várias academias alagoanas em um encontro voltado à valorização do patrimônio cultural.
A presidente da ALANE-AL, Nara Sá, destacou a relevância do projeto: “Nosso objetivo é registrar a produção literária de autores locais e estabelecer uma ponte entre a academia e as comunidades.”, disse. Em seu discurso, agradeceu ao presidente da Federação das Academias de Letras, Artes, Cultura e Ciências de Alagoas (FALACCAL), Moezio de Vasconcellos Costa Santos, também presidente da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC), pela acolhida e incentivo à ação da ALANE-AL. E ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL) pelo apoio logístico.
Acadêmicos da ALANE-AL subiram ao palco para celebrar a arte e a história com poesia e emoção. Celeste Diniz e Terezinha de Jesus declamaram lindos poemas autorais em homenagem à Penedo - que completava 389 anos naquele sábado, 12 de Abril. Isvânia Marques recitou versos de Dulce Aprigio e Ari Lins Pedrosa também deu voz à poesia. Clesivaldo De Morais, por sua vez, declamou o poema de autoria da presidente de honra da ALANE-AL, Nailza Melo Sá em mais uma homenagem à cidade. Jailton Balbino soltou a sua bela voz, numa interpretação musical que encantou o público.
Também participaram do evento a presidente da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes, Isvânia Marques da Silva, e a presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes, Carla Emanuelle Missias de Farias Costa. Ambas compartilharam suas experiências e destacaram o trabalho desenvolvidos por suas instituições em prol da cultura e da literatura.
Vários escritores subiram ao palco para divulgar seus livros, lançados na FliPenedo. Entre eles, o presidente da APLACC, Moezio de Vasconcellos, com mais uma obra de sua trajetória no campo jurídico: Da negatividade e justificação da Dogmática Jurídica em sua tridimensionalidade metodológica – Mito e Realidade. Ele ressaltou a contribuição da ALANE-AL ao evento e lamentou a ausência das demais academias convidadas.
O diretor da EDUFAL, professor Eraldo Ferraz, também parabenizou os participantes e reforçou a importância de iniciativas que promovam a cultura e valorizem os talentos alagoanos. A FliPenedo foi encerrada com um show do cantor Lenine. Mas a ARCA Literária continuará promovendo o acesso à literatura e à arte em várias cidades turísticas e históricas de Alagoas. A próxima edição está marcada para o dia 16 de maio, no município de Porto Calvo.