Escritora Maria Nailza de Melo Sá honra o seu legado literário e enriquece o cenário cultural alagoano
A escritora, poeta e advogada Maria Nailza de Melo Sá será reempossada como presidente de honra e primeira secretária da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Núcleo Alagoas) na próxima terça-feira (03.12), um dia após o seu aniversário, comemorado hoje. O presente, mais que merecido, ratifica a sua importância no cenário das letras em Alagoas. Filha de Maria Luísa Melo Sá, escritora e uma das fundadoras do Grupo Literário Alagoano, Nailza é também irmã de Nara Núbia de Melo Sá, reeleita como presidente da ALANE Alagoas, depois de seis mandatos consecutivos à frente da Academia, impulsionando a literatura e a cultura no Estado
Querida por todos nos espaços acadêmicos que ocupa, Nailza de Melo Sá também é sócia efetiva da Academia Maceioense de Letras(AML); membro do Grupo Literário Alagoano(GLA) e do Grupo Café, Vinho e Artes(CVA); e Acadêmica Correspondente da Real Academia de Letras, Ordem da Confraria dos Poetas – Brasil, com sede em Porto Alegre/RS. Participou de Antologias publicadas pela Real Academia de Letras e por outras agremiações literárias. Publicou trabalhos nos Informativos Culturais do GLA, da ALANE e nas Revistas Gente da Gente.
Livros publicados:
Publicou os livros, Fragmentos - Vidas em Minha Vida (2010), Uma Pausa Para a Vida(2013), Ordem Sereníssima da Lyra de Bronze – Novos Tempos( 2021 e No Meu Tempo de Natal( 2022). É também organizadora, juntamente com seus irmãos, das obras deixadas por sua mãe.
Nailza de Melo Sá é detentora de comendas, medalhas e troféus da área literária. Na área jurídica atuou em Maceió e em Brasília, além de exercer diversos cargos nos Poderes Executivo e Judiciário. Nossos parabéns a essa ilustre alagoana que honra o legado literário de sua família e enriquece o cenário cultural do Estado.
Texto: Eliana Custódio/Jornalista (MTB 371-AL)